Abrindo a 456 ª  Reunião Plenária Ordinária (R.P.O.) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), o presidente Altair Santana de Oliveira iniciou o expediente da presidência informando que o Regional encaminhou uma carta de agradecimento para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), presidida pelo deputado federal Otton Alencar Filho  (PSD-BA). Na CDEICS estava tramitando o  PL que torna obrigatória a presença de médico-veterinário como responsável técnico em casas de produtos agropecuários.

O presidente falou ainda do retorno às atividades presenciais no Conselho e da volta da fiscalização presencial, do 6° Seminário Baiano de Responsabilidade Técnica, nível Avançado em Produtos de Origem Animal, e de um treinamento híbrido a ser realizado na cidade de Juazeiro, com foco em programas de auto controle (PAC), entre outros temas.

No expediente do vice-presidente, Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, ele informou aos pares sobre diversas atividades, inclusive como presidente de comissões.  Na comissão que fiscaliza as obras de reforma da Autarquia, ele falou de uma vistoria completa no prédio realizada na segunda-feira, 16 de agosto.

A secretária-geral, Maria Tereza Mascarenhas reportou um levantamento do perfil vacinal feito a partir de uma pesquisa com os quatro diretores, colaboradores, estagiários e terceirizados da Autarquia, sendo que 33 deles haviam informado que já tomaram ao menos a primeira dose.

Encerrando o expediente da diretoria executiva, o tesoureiro Rodrigo Bittencourt falou das providências sobre as finanças da Autarquia, que foram estudadas de modo a dar segurança nas movimentações bancárias.  Bittencourt informou também sobre uma pesquisa que está coordenando sobre o uso terapêutico da Cannabis na Medicina Veterinária com o objetivo de levantar subsídios para  o Projeto de Lei e para o CFMV sobre o tema. Ele informou ainda de eventos realizados pela Comissão de Comunicação para os profissionais, que têm o intuito de orientar e ajudar com temas como marketing, empreendedorismo e gestão de negócios.

125 novos profissionais

Conselheiros e diretores discutiram uma nova composição para a Comissão de Tomada de Contas  (CTC) e votaram pela manutenção dos valores praticados nas atuais anuidades de Pessoa Física e Jurídica.

O pleno votou 125 processos de inscrições primárias, inscrições secundárias, inscrições provisórias (de egressos cujas instituições ainda não entregaram o diploma) e transferências, de 38 municípios baianos. Dentre os novos inscritos, um deles é zootecnista. Também foram aprovados  33 processos de registros de empresas de 23 cidades e o cancelamento de registro de 12 empresas.

Valorizando o corpo funcional, foi aprovada a progressão  por antiguidade de colaboradores da Autarquia.

Foi levada ao conhecimento do  plenário a campanha que está sendo preparada pelo Sistema CFMV-CRMVs para homenagear o dia do médico-veterinário.  Em maio, uma campanha com vídeos, textos, podcast e outras ações foi executada pelo Sistema para homenagear o zootecnista.

Como membro da Comissão Estadual de Saúde Pública (CESP) do CRMV/BA, a secretária-geral Maria Tereza Mascarenhas fez a proposição para realização da terceira edição da Conferência Estadual de Saúde Pública Veterinária, que foi aprovada.

O presidente deu  conhecimento de algumas portarias baixadas no último mês, como a que criou a Comissão Eleitoral Regional (C.E.R), Mesa Receptora e Mesa Escrutinadora da eleição a ser realizada no dia 08 de novembro e a portaria que disciplina o retorno ao trabalho presencial na Autarquia.

Profissionais e a Covid

Finalizada no dia 15 de agosto, a pesquisa que avalia os impactos da covid-19 nos médicos-veterinários baianos,  teve os resultados divulgados  em primeira mão pelo autor do levantamento, o conselheiro José Roberto Pinho de Andrade Lima. Ele explicou que a participação foi voluntária, com ampla divulgação em alguns dos principais veículos da imprensa local.

Após ouvir o conselheiro, o presidente Altair Oliveira, considerando a qualidade do trabalho, sinalizou pelo envio para as autoridades de saúde do município, estado e da união, pois se trata de recomendações preventivas para o médico-veterinário, que é um profissional de saúde pública.

Ascom CRMV/BA.

One thought on “Covid, anuidades, reforma e 125 novos profissionais são temas da 456ª R.P.O.