“Atenção, vai mudar”. Comumente utilizada durante transmissões de partidas de futebol, a frase se encaixa perfeitamente a nova realidade do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) após a adesão ao Sistema Unificado de Administração de Pública (Suap). Com o novo sistema, carimbos, papéis e processos impressos acumulados nunca mais. O CRMV-BA é o oitavo Estado a adotar o Suap e o treinamento para capacitação dos servidores foi realizado entre os dias 2 e 6 de maio pela equipe do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) e do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Organizado em módulos divididos em apresentação da ferramenta, modelagem setorial, utilização do sistema e testes, o treinamento foi realizado com os funcionários, diretores e conselheiros.

Chefe do NAR, Igor Andrade destaca a agilidade e a transparência como os principais legados do Suap e elenca algumas das próximas funcionalidades que, em breve, serão incorporadas ao Sistema. “A agilidade e a transparência são os benefícios mais visíveis. Mas temos aí também a questão da sustentabilidade, um dos pilares da saúde única, com a drástica redução do uso de papel. Essa é apenas a primeira etapa de implantação do sistema, que também permite a integração da administração da gestão de pessoas, agenda e requerimentos administrativos. É o primeiro passo para a modernização completa do Sistema CFMV / CRMVs”, aponta.

Vice-presidente do CFMV e coordenadora do NAR, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, destacou que o Suap e a informatização dos processos são um marco que integra e aproxima o Sistema CFMV /CRMVs. “A adesão ao Suap é um marco que representa uma grande evolução do sistema, com a informatização dos processos. Agora, os regionais e o CFMV conseguem conversar entre si, de maneira integrada, facilitando o andamento dos processos e a comunicação entre os departamentos e os regionais”, sentenciou.

Para o presidente do CRMV-BA, Altair Santana de Oliveira, a informatização é o caminho para a modernização do Sistema CFMV/CRMVs. “Ao longo dessa semana damos um passo muito importante rumo ao futuro. Estamos partindo para um novo momento em que a informatização é o caminho e sinto muito orgulho e prestígio de poder fazer parte desse momento. A partir de agora estaremos todos conectados, dando sentido à expressão Sistema. Antes, apesar de usá-la, percebíamos que as ações eram muito fragmentadas. Agora, estamos integrando as ações, as informações e os processos de maneira ágil e transparente. Esse é o futuro”, concluiu.