A 478ª Reunião Plenária Ordinária (RPO) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), foi realizada no dia 14 fevereiro de 2023 e teve entre outros temas o orçamento reformulado da Autarquia,  apresentado pelo tesoureiro Rui Leal.

Os  índices alcançados foram alvo do comentário do Conselheiro Laudélio Fonseca:  “o Conselho está com finanças organizadas e desejamos que continue assim”.  Para o presidente Altair Santana, o bom trabalho do tesoureiro se insere em uma cultura da Autarquia. Ele teceu elogios ao setor de infraestrutura, “pela ferrenha defesa da economicidade nas licitações e, todo o corpo funcional, que trabalha com a mesma motivação”.

Todos os diretores expuseram suas atividades realizadas desde a RPO anterior, como a participação do presidente Altair Santana nas posses das novas gestões do CRMV/AM e do CRMV/ RR, as reuniões da vice-presidente Rebeca Ribeiro na Comissão de admissibilidade  e equipe de fiscalização e as atividades da Secretária-Geral Maria Tereza Mascarenhas, que levou ao plenário a informação que ocorreu um total “de 593 processos em janeiro de 2023, destacando a atuação dos setores de cadastro de PF e de PJ, em um trabalho interno sem reclamações dos usuários dos serviços, fruto de equipe eficiente e do processo auditável”.

CRMV/BA Educa

Processos administrativos foram apresentados pelos conselheiros e diretores, atividades diversas, como reuniões com outros entes, questões ligadas às comissões do CRMV/BA e apreciação de inventário físico financeiro foram examinados e/ou votados.

O projeto CRMV/BA Educa também foi citado pelos diretores que falaram dos resultados amostrais e  índices de aprovação obtidos a partir de formulários preenchidos pelos participantes.

Nova Comissão

Ao final da sessão, o presidente anunciou a criação da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal  (CEMVL),  sob a presidência da Conselheira Lívia Peralva, tendo como membros fundadores os médicos-veterinários Willadesmon Silva e Lúcio Leopoldo Aragão. O novo grupo nasce com ideias para contribuir com a valorização intelectual dos médicos-veterinários: “queremos promover disseminação de conhecimento e debate de ideias e técnicas sobre variados assuntos, pois a Medicina Veterinária Legal é realmente muito ampla”, afirmou Peralva.