O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8) é uma data importante que deve ser utilizada para realizar reflexões sobre a importância da atuação feminina na sociedade. As mulheres já somam 51,1% da população brasileira, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2021.

Contudo, a participação de mulheres no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens e apenas 39% das mulheres ocupam cargos de liderança no país. Mas o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) tem atuado para mudar essa realidade. “A representação feminina é uma preocupação do CRMV-BA. Em nossas políticas internas, buscamos sempre dar espaço às mulheres em cargos de gestão, confiança, liderança e hierárquicos, explica Altair Santana, presidente do Regional.

Hoje, dos 37 colaboradores do Regional, 23 são mulheres. O Conselho também tem paridade e representação feminina na diretoria com duas mulheres em cargos de destaque, com Rebeca Dantas na vice-presidência e Maria Tereza Mascarenhas na secretaria geral. A participação feminina também é marcante nas assessorias técnica, contábil e administrativa do CRMV-BA.

“Mais do que parabenizar, nós devemos reconhecer, valorizar e destacar a atuação da mulher em todas as esferas que ela queira e deseje ocupar. O 8 de março é uma data de luta. Uma data política. E política se faz todos os dias, com ações afirmativas para quem sabe, um dia termos muito a comemorar”, acrescenta Maria Tereza.