Desde 17 de fevereiro de 2023, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da  Bahia (CRMV/BA),  está usando a energia solar em sua estrutura, e o melhor: pagando quase a metade do valor global que foi previsto originalmente para o serviço.

Orçadas em R$ 226 mil, a aquisição e instalação do sistema de energia solar foram executadas por R$ 121.000,00,   mediante procedimento licitatório eletrônico, com previsão de prover a conversão de 3464,58 kWh/mês.  Segundo o Setor de Infraestrutura, o sistema de geração de energia solar fotovoltaica conectada à rede – OnGrid – “gerará entre 85% e 90% da energia usada pela entidade”.

Tendo previsão de 25 anos de vida útil do maquinário, a  estimativa é que o investimento se pague em cerca de seis anos  com a economia na conta de energia elétrica.  Com essa iniciativa, além do benefício econômico, o Regional Bahia se coloca entre as instituições que vão além do discurso e adotam medidas amigáveis com a preservação do  planeta.

“A busca pela sustentabilidade com práticas ambientalmente responsáveis é um objetivo desta atual gestão, seja na energia elétrica, seja na coleta seletiva do lixo, desta forma contribuímos com o meio ambiente”, explicou o presidente do CRMV/BA, Altair Oliveira.

Uma equipe composta por  seis pessoas da empresa responsável e três colaboradores do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) cuidou de todo o processo de instalação das placas fotovoltaicas, que levou quase cinco semanas. Na imagem  ao lado, feita por drone, é possível notar que o telhado ficou quase todo coberto pelas placas, que foram escolhidas entre as de maior eficiência.

Isenção

Em novembro de 2022 o Regional já havia solicitado os trâmites técnicos e legais da Coelba-Neoenergia, sendo assim, obteve a isenção  da cobrança extra prevista na Lei nº 14.300 de 2022 (Marco Legal da Geração Própria), que passou a vigorar no dia 07 de janeiro.

Essa  isenção é válida até 2045 e a cobrança mínima  começa em 15% da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (Tusd fio B) para quem não conseguiu o benefício.