O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) promove, entre os dias 20 e 24 de maio de 2024, um curso intensivo, visando a educação continuada de médicos-veterinários responsáveis técnicos da agroindústria e fiscais dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) dos Consórcios Públicos, que atuam na área de alimentos e na implantação dos Programas de Autocontrole.

Destinado aos profissionais de Medicina Veterinária inscritos no CRMV/BA, o curso Programas de Autocontroles de Produtos de Origem Animal: uma imersão será ofertado aos participantes nas instalações do Centro Cultural Sesc, em Feira de Santana, a partir da parceria firmada com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). E vai ter como palestrantes dois dos nomes mais respeitados na área – os médicos-veterinários Ronaldo Gil e Cláudia Magalhães.

“Essa é a primeira vez que um curso sobre Programas de Autocontrole (PACs) é oferecido de forma gratuita aqui na Bahia. Esta capacitação tem como objetivo padronizar as ações da inspeção e fiscalização para a verificação de Programas de Autocontrole e, futuramente, pretendemos fazer a continuidade deste curso, abordando a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). É uma oportunidade única para os nossos profissionais”, destaca Altair Santana de Oliveira, presidente do CRMV/BA.

Todo estabelecimento com registro em um Serviço de Inspeção deve dispor de PACs em conformidade com as normas. O objetivo desses Programas é assegurar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos em todas as etapas do processo produtivo, desde a recepção até a expedição. O cumprimento das normas sanitárias, a implantação dos programas de autocontrole – Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC) – são pré-requisitos necessários para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA).

O curso é gratuito e as inscrições estão sendo abertas em lotes pelo Sympla. O primeiro lote esgotou logo no primeiro dia. E o segundo lote aberto no dia 09 de maio, às 15 horas.

Além de responsáveis técnicos da agroindústria e fiscais dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM), aqueles profissionais que trabalham nos serviços de fiscalização estadual e federal também podem participar. O evento ainda contará com o apoio técnico da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (SFA/BA) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).