Estudantes do primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Salvador, visitaram o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) na quarta-feira (23). Recepcionados pelo vice-presidente do Regional, Lúcio Leopoldo Aragão Silva, eles foram apresentados às rotinas do Regional e conheceram as áreas de atuação da Autarquia.

A atividade de extensão faz parte da disciplina deontologia veterinária e bem-estar-animal, ministrada pelo professor Endrigo Adonis que semestralmente traz as turmas iniciantes para conhecer o CRMV-BA. “É uma disciplina que trabalha com as legislações da profissão, que fala sobre o Conselho, a função do Conselho e sobre as legislações e normativas. Essa visita, o fato deles serem recebidos por um membro da diretoria e de se inserirem no funcionamento do Conselho durante essa visita, consolida o conteúdo e a visão apresentada em sala de aula e os feedbacks são sempre positivos porque eles saem da faculdade, conhecem o órgão, os profissionais e entendem o papel e a importância do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, destaca.

As impressões do professor são confirmadas pelo calouro José Alves Pinheiro. “Hoje nós conhecemos a sede e entendemos a função do Conselho de Medicina Veterinária. Foi uma experiência muito importante e interessante, pois além de conhecer a equipe, entendemos o papel e a importância do Conselho na sociedade; a proteção aos cidadãos do mau exercício profissional, da fiscalização, da atuação do Conselho e das demais áreas da Medicina Veterinária na Saúde Pública e é fundamental termos essa noção já no primeiro semestre da faculdade”, avalia.

Anfitrião da visita, o vice-presidente do CRMV-BA preparou e apresentou uma palestra especial para os discentes, ressaltando a relevância da visita organizada pelo professor Endrigo, que coloca os alunos em contato com o Conselho já no início da graduação. “É uma bela iniciativa da FTC e do professor Endrigo de criar essa aproximação e dar ao estudante esse primeiro contato com a instituição, com as questões de natureza ética. Isso é agir de maneira preventiva na formação desses futuros profissionais que poderão evitar diversos problemas com relação ao atendimento, ao exercício profissional e a toda atividade inerente da Medicina Veterinária”, ressalta.