Psicóloga Marina Lima, palestrante

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), realizou na manhã de 31 de maio de 2023, a segunda palestra do ano enfocando questões de assédio moral.  A palestrante foi a psicóloga Marina Lima, que explicou sobre os ‘Efeitos psicossociais do assédio moral’.

Da esquerda para direita: Méd.-vet. Maria Tereza Mascarenhas, sec-geral; psicóloga Marina Lima, palestrante; Méd.-vet. Altair Santana de Oliviera, presidente; Méd.-vet. Rebeca Ribeiro, vice-presidente; Méd.-vet. Rui Leal, tesoureiro

Com a presença dos quatro diretores executivos do CRMV/BA, a psicóloga Marina Lima fez uma apresentação objetiva e didática do tema. Ela privilegiou o tempo para discussões e trocas de experiências e vivências. Na abertura, a vice-presidente, Rebeca Ribeiro, ressaltou “ a importância do tema e o compromisso dessa gestão com a construção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor”.

O  assédio moral no trabalho provoca efeitos emocionais graves como depressão, ansiedade, crise de pânico, burnout, alcoolismo, transtornos alimentares e em casos mais graves suicídio.

“O trabalho permeia toda nossa vida, ocupando mais de 60% do tempo que passamos acordados, sendo assim, o trabalho afeta nossa vida”, explicou a psicóloga.

Vida pessoal

Ocupando tanto espaço na vida dos indivíduos, se o trabalho é fonte de dissabores, a vida familiar é igualmente afetada. Para garantir seu espaço laboral e continuar vendendo sua força de trabalho, o indivíduo desprende grande esforço ao exercer controle exagerado para lidar com o assediador.  E explica Marina Lima, lidar com ultrajes deixa a vítima extenuada pela autovigilância constante.

Provocação

A psicóloga instigou os participantes com a pergunta “você já foi um assediador?”, um convite de exame íntimo do comportamento de todos os presentes. É fácil reconhecer que foi vítima de uma injustiça, mas vale questionar se já cometeu alguma, explicou Marina Lima.

Endurecimento

Uma das colaboradoras pontuou que situações assim, ainda que indesejadas podem resultar em fortalecimento mental do indivíduo, o que foi corroborado pela psicóloga em outro momento quando recomendou que o assediado deve se empoderar para enfrentar a situação.

A plateia trouxe ainda questionamentos como a relação entre o narcisismo e o assédio, entre diversos outros temas.

Para o presidente do CRMV/BA, Altair Santana, “não se pode permitir atitudes que afetem a saúde dos colaboradores, dando apoio, respeito e a nossa gestão promove e acredita na boa saúde organizacional. Não há perfeição, porém há busca de resultados positivos diariamente”, contou o gestor.

Também diretora da instituição, Maria Tereza Mascarenhas, secretária-geral, declarou que “estamos procurando caminhos, este é o segundo evento do ano sobre o tema, e vale essa reflexão de que um elemento doente desequilibra o ambiente inteiro, por isso a prevenção para esse tema é tão importante para nós”

Produtividade

Se argumentos sobre bem-estar ou respeito no ambiente de trabalho não convencem aos donos de empresas adeptos a um modo ultrapassado de governança, a palestrante pontou que “pessoas confortáveis e seguras no ambiente de trabalho produzem mais e melhor”.

Cuscuz Amigo

Agradecendo a palestra, coordenada pelo setor jurídico da Autarquia, a assessora administrativa compartilhou algumas ações de aproximação realizadas no CRMV/BA: “realizamos comemorações para aniversariantes do mês, confraternizações em datas especiais, pipocas às sextas-feiras, cuscuz-amigo às quintas-feiras, sempre visando proporcionar situações de informalidade e de interação entre os colaboradores, estagiários e terceirizados que desejam participar dessas atividade socializadoras”, listou Magda Fernandes

“Acho muito salutar nossas reuniões extra-trabalho, nossos almoços especiais, concordo com a necessidade desta iniciativa de hoje e foi muito bom tê-la aqui, Marina”,  concluiu o presidente.

Ouvidora

Ao final da atividade, foi realizada uma nova eleição para Ouvidora Interna, devido a questões que invalidaram a votação realizada no dia 28 de março.  A colaboradora Daiane Oliveira foi novamente escolhida e ficará responsável em receber as reclamações, denúncias e elogios a respeito das questões internas do Regional.

Sobre a palestrante: Marina Lima é Psicóloga Clínica; Pós Graduanda em Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica; Pesquisadora; Atende Adolescente e Adulto