Entre os dias 17 a 19 de agosto foi realizado o Encontro de Buiatria da Bahia com a participação de professores e estudantes das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia do estado. O evento ocorreu em dois locais e formatos, na forma de Ciclo de Palestras na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA (EMEVZ), Salvador e um ciclo de minicursos no Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP), em Oliveira dos Campinhos.

“Nosso estado tem uma forte tradição em Buiatria, principalmente após a memorável atuação do professor Luciano Figueiredo, que, entre outros profissionais, elevou o patamar dessa ciência no ambiente acadêmico baiano e brasileiro, ancorando o ensino à prática em fazendas experimentais. Sendo assim, nosso Regional se sente honrado com a oportunidade de colaborar com a realização do evento”, pontuou o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Altair Santana.

A buiatria é a área da medicina veterinária que estuda os ruminantes, principalmente bovinos, ovinos e caprinos, o diagnóstico, tratamento e a prevenção de doenças que acometem essas espécies animais. No evento, organizado pela Associação de Buiatria da Bahia (ABBA), que contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia, os participantes tiveram oportunidade de conhecer experiências de palestrantes da Bahia (UFBA e UFRB), Pernambuco (UFRPE), Minas Gerais (UFMG) e Paraíba (UFCG e UFPB).

“A presença de palestrantes externos da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, renomados na área e pertencentes às associações de outros estados, visou criar o link nacional que precisamos para levar a buiatria da Bahia a um novo nível, assim como, trazer para o ouvinte uma nova perspectiva de temas e soluções para os problemas da área”, destacou o médico-veterinário Vitor Carvalho, presidente da ABBA.

Nos primeiros dois dias foram palestras teóricas, no auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA e no terceiro dia ocorreu a parte prática, em Oliveira dos Campinhos. “Esse foi um evento que gostaríamos que fosse anual,  realizado de forma concomitante com o de aniversário do Centro de Desenvolvimento da Pecuária, da UFBA. Procuramos reunir as diferentes áreas da buiatria”, explicou médico-veterinário Carmo Biscarde, conselheiro do CRMV/BA e vice-presidente da ABBA.

Associação de Buiatria – Composta por 16 médicos veterinários das mais diversas áreas, atuantes no campo e/ou nas maiores instituições de ensino, pesquisa e extensão do estado. Visa estimular o ensino da buiatria nas instituições baianas, facilitando o contato entre profissionais e criando ferramentas para o desenvolvimento das práticas.