Resistência antimicrobiana, pós-graduações e muito mais: leia na Revista CFMV 89

Antibióticos, use com moderação. Pode parecer óbvio para muitos, mas a resistência antimicrobiana é um problema mundial, que mata cerca de 700 mil pessoas por ano. Na Revista CFMV 89, publicada no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a matéria de capa aborda a importância de médicos-veterinários estarem cada vez mais conscientes de seu papel no uso racional dessas substâncias, seja no cuidado a animais de produção, silvestres ou domésticos. Paralelamente, zootecnistas cumprem seu papel de atuar na prevenção, com suporte nutricional, manejo e bem-estar animal, ajudando a evitar doenças que podem demandar a prescrição de antimicrobianos.
Outro destaque da edição é na área de educação. Um minucioso levantamento sobre as pós-graduações em Medicina Veterinária e Zootecnia mostra dados de todo o país sobre cursos lato e stricto sensu. E como o tema é muito rico, não ficará restrito a este número e a reportagem continuará na edição 90, a ser publicada em março.
Para quem gosta de ler o que os colegas andam produzindo, tem artigo técnico na área de equinos e outro de opinião, sobre a necessidade de leis que regulamentem no país a técnica de Captura, Esterilização e Devolução (CED). O Suplemento Científico traz temas atuais, como Medicina Veterinária Baseada em Evidências, eutanásia e saúde mental dos médicos-veterinários e uma revisão bibliográfica sobre leishmaniose em felinos.
O Regional Bahia aparece na Revista CFMV 89, na página 31, trazendo o tema Comunicação Clínica, discutido durante um evento da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária (CEEMV) no dia 22 de outubro de 2021.
Boa leitura!
Assessoria de Comunicação do CFMV, com alterações da Ascom CRMV/BA.