Da esquerda para a direita: Magda Fernandes (assessora administrativa), Diego Campos (fiscal), Ingryd Oliveira (fiscal), Altair Santana (presidente), Rebeca D. Ribeiro (vice-presidente), Eric Martin (fiscal) e Alexander Ramos (líder de fiscalização)

Enviados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) recebeu quatro tablets  para o trabalho de fiscalização a ser realizado com o uso do Sistema de Fiscalização (Inofisc), criado pelo CFMV numa parceria  com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV/PR).

A utilização dos aparelhos vai diminuir de modo significativo o uso de formulários em papel e ajudar na fundamentação dos autos. Ao preencher a ocorrência, o fiscal terá automaticamente a legislação adequada ao caso em tela.

“Nossa adesão ao Inofisc se deu por compreendermos a importância do aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização, que é a maior missão de um Conselho de classe. O Regional Bahia abraça as inovações tecnológicas que melhoram os nossos serviços para os profissionais e para a comunidade em geral”, ressalta o presidente do CRMV/BA, Altair Oliveira.

Com o Inofisc o procedimento de fiscalização vai ser padronizado no Sistema CFMV-CRMVs, pois o programa  deixa  uniforme as situações legais nas quais serão aplicados digitalmente os  Termos de Constatação, de Fiscalização e Autos de infração, gerando maior integração no Sistema.

Não vai ser necessário preencher documentos na Autarquia ao retornar do trabalho de campo,  pois  o programa digitaliza e envia a cópia do fiscalizado por e-mail evitando impressão de documentos. O preenchimento dos Termos de Constatação, de Fiscalização e Autos de Infração é feito em tempo real.  “Eu percebi o quanto este sistema iria melhorar o trabalho na rua e aqui no Conselho. Eu faço na rua e o pessoal administrativo já pode ir tratando aqui, vai agilizar de modo fantástico.  E muito importante:  padronizar, sem engessar as atividades dos regionais”, afirma o líder de fiscalização do CRMV/BA, Alexander Ramos.

Ele esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de abril, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), no I Encontro Sistema de Fiscalização, quando o Inofisc foi apresentado.  “No primeiro dia tivemos apresentação do produto, e segundo dia, ocorreu treinando prático.  Hoje, aqui na Bahia estamos ainda usando papel no trabalho diário, mas também estamos treinando o lançamento das ocorrências no Inofisc, que funciona em uma espécie de  versão beta, em fase de testes”, conta Alexander.

No segundo semestre, há a previsão de dois encontros dos fiscais, em Natal e em Goiânia para treinamentos do Inofisc.

Compreenda como  funciona

Em campo, o fiscal vai ao local a ser fiscalizado,  digita o nome do estabelecimento e aparecem todos os dados cadastrais no aparelho.

A lavratura dos Termos de Constatação, Fiscalização ou Autos é feita de modo automático. Em locais sem conexão com a internet, tudo fica no aparelho. Ao entrar em zona com conexão de internet, todos os dados são armazenados no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e são disparados os e-mails para os visitados/fiscalizados e para a equipe administrativa da fiscalização.

A assinatura dos documentos produzidos durante a  visita  é feita com a caneta do tablet ao final da fiscalização. O novo sistema pode ser acessado em computador, notebook, smartphone e tablets.

Ao ser finalizado o documento não pode mais ser modificado e é disparado para o servidor administrativo  da fiscalização na sede do Conselho e para o  e-mail do visitado/autuado, sendo as informações armazenadas no Suap.

Reforço

Além dos equipamentos, a equipe de fiscalização foi reforçada com a contratação de nova fiscal, Ingryd  Sousa de Oliveira, que se junta aos colaboradores que trabalham na fiscalização no Regional Bahia, todos com ingresso via concurso público.

Agora, a instituição passa a ter quatro fiscais em atividade, além da equipe de apoio e do setor que recebe denúncias de fiscalização.

Ascom CRMV/BA