11 de agosto de 2017

Roberta Machado

A Escola de Administração Fazendária (Esaf) publicou nesta sexta-feira (11/08) o edital para o processo seletivo público simplificado destinado à contratação temporária de 300 médicos veterinários para o Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As inscrições terão início em 14 de agosto, a prova objetiva está prevista para o dia 17 de setembro. O resultado do processo seletivo simplificado deve ser divulgado em 6 de novembro.

De acordo com o edital, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, a contratação temporária tem a finalidade de “suprir necessidades temporárias relacionadas à defesa agropecuária, para atendimento de situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal”.

As vagas são destinadas ao trabalho de inspeção ante mortem e post mortem nos turnos de abate na produção de carnes dos frigoríficos. As atividades envolvem avaliação documental, do comportamento, e do aspecto do animal e dos sintomas de doenças de interesse de saúde animal e saúde pública, podendo ainda envolver exame clínico, necropsia ou outros procedimentos. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, flexível conforme a necessidade do posto de trabalho.

As oportunidades são para Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Uma parcela de 20% das vagas é reservada para negros.

Os candidatos devem ter diploma de nível superior em Medicina Veterinária e registro ativo nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV). A remuneração será de R$ 6.710,58, e o prazo de contratação será de um ano a partir da admissão, podendo ser prorrogado por mais um ano, respeitando-se o limite máximo de dois anos.

Provas

As provas serão aplicadas em 19 capitais do país. A seleção consistirá em uma prova objetiva de conhecimentos específicos que incluirá questões de anatomia; fisiologia; patologia; clínica médico-veterinária de animais domésticos de interesse comercial e de produção de alimentos; doenças transmitidas por alimentos de origem animal; e legislação.

Os candidatos aprovados passarão também por uma análise de títulos e experiência profissional, com caráter classificatório.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.esaf.fazenda.gov.br no período de 14 a 20 de agosto. A taxa é de R$ 100.

Assessoria de Comunicação do CFMV
(11 de agosto de 2017)