Era para ser uma rápida visita de cortesia e apresentação, mas a variedade de temas entre o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Altair Santana de Oliveira e o  novo coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Unime – Lauro de Freitas, médico-veterinário Douglas Evandro dos Santos, transformou a visita em uma reunião de duas horas, nas quais foram trocadas experiências, planos de trabalho e elencadas perspectivas conjuntas de atividades e parcerias futuras.

“O senhor está de parabéns, pois é a primeira vez que recebo uma visita nestes moldes,  um coordenador de curso nos procurando e informando o interesse em se aproximar do Conselho e apresentar propostas de melhoria do ensino da Medicina Veterinária.   Estreitar laços com o mundo acadêmico permite-nos sugerir ações que possam resultar em melhores e mais preparados profissionais”, ponderou Altair Santana de Oliveira ao interlocutor. “Acredito que conhecer a Lei 5.517/1968 e as áreas privativas elencadas no Artigo 5º, e que estão sendo negligenciadas na graduação, devem ser objeto de preocupação da Academia e também a necessidade de conscientizar os alunos em atuar com o espírito da compreensão da Saúde Única”, pontuou Altair.

Tendo chegado à Bahia em fevereiro, o profissional explica que deseja identificar necessidades e possibilidades de inclusão acadêmica de temas que sejam realmente conectados com a realidade local. O presidente do CRMV/BA achou a iniciativa válida ressaltado que “a maior parte do nosso território está no semi-árido e o ensino deve refletir a necessidade de profissionais preparados para conviver com nosso clima”.

Douglas citou ainda  a necessidade de trabalho conjunto com as demais áreas de saúde, ressaltando que academicamente já dialoga com o curso de Medicina Humana da instituição, principalmente na área de saúde única, mas ressalta que acima de tudo, quer despertar o interesse do aluno para outras áreas, mostrando-lhes além da clínica de pequenos animais.

“A Reunião foi extremamente produtiva e promissora. Ambos temos um compromisso com a qualidade do ensino e a valorização da profissão veterinária. A troca de ideias e o alinhamento de objetivos visam fortalecer a formação acadêmica dos futuros profissionais e promover um impacto positivo na saúde animal e na sociedade em geral”, pontou o educador ao avaliar o encontro.

O dinamismo do coordenador foi notado pelo presidente, que o convidou para compor uma das comissões temáticas do Regional baiano, sendo prontamente aceito.

O curso de Medicina Veterinária da Unime foi fundado há 22 anos e por lá passaram figuras destacadas da ciência veterinária, como o doutor Heitor Dourado Póvoas e doutor Eliel Judson, entre outros profissionais renomados.