Realizada no dia 06 de outubro de 2022, a 473º Reunião Plenária Ordinária (R.P.O.) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), teve na pauta variadas discussões sobre as atividades administrativas da Autarquia e temas correlatos.

Entre as discussões e comunicações, o presidente falou sobre a solicitação do Colégio de Brasileiro de médicos-veterinários higienistas de alimentos  para realizar em 2024  o  próximo evento da entidade na cidade de Salvador. O Congresso de Higienistas  costuma ter em  média 1.300 participantes.

“Estamos atentos às questões internas, ao desempenho orçamentário do nosso Regional. Por exemplo, recentemente, em Brasília estive em tratativas com o Conselho Federal de Medicina Veterinária  (CFMV) para obter apoio para nossos projetos.  Olhar para nosso Regional não nos deixa alheios aos grandes acontecimentos programados para qualificar o profissional, como o  Congresso do Colégio Colégio Brasileiro de médicos-veterinários higienistas de alimentos”, contou Altair Santana de Oliveira.

Outro tópico foi o balanço de Processo Ético Profissional (PEP), que conta com cerca de 21 processos. O volume justifica-se devido ao fato de ter ocorrido represamento por conta da pandemia. Eles estão em variados estágios de andamento. Alguns já foram julgados, outros estão em estudo pela Comissão de Admissibilidade, um com julgamento marcado durante a 473ª R.P.O.  e outros 10 em preparação.

Diretores e conselheiros discutiram e votaram sobre 47 Inscrições de profissionais em setembro, sendo 42 médicos-veterinários e 05 zootecnistas de três estados e 19 municípios baianos e 27 registros de PJ espalhados por 17 cidades da Bahia.

Foram ainda votados  01 processo de reativação de registro de empresa,  03 processos de  cancelamentos/ suspensão de pessoa física,  08 processos por ausência de registro, 02 processos de isenção de pagamento de anuidades, 02  processos de cancelamento de registro de pessoa jurídica. Um deles possuía registro desde  1973 na Autarquia baiana, porém portava CNPJ já inativo.

Sob o comando do tesoureiro Rui Leal, foram apresentados dados sobre o desempenho orçamentário dos meses abril a setembro e as metas para 2023.

Ao término da R.P.O.  a Comunicação do Conselho foi convidada a expor o Projeto CRMV/BA Educa que tem a proposta de  divulgar informações variadas sobre legislação, instruções, alertas e dicas sobre preenchimento de formulários, sobre procedimentos, sobre prazos e sobre o andamento dos serviços da Autarquia, em um primeiro momento.

Diretores, analistas, assessores  e representantes setoriais se uniram para montar a iniciativa pioneira no Sistema CFMV-CRMVs em um trabalho compartilhado.