07 de novembro de 2018

Integrar, debater e fortalecer a Medicina Veterinária e a Zootecnia são os motes da 3ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CNP-CFMV/CRMVs) da gestão 2017/2020. O evento ocorre até sexta-feira (9), em Brasília, e reúne a diretoria do CFMV com presidentes dos CRMVs de 26 estados e do Distrito Federal. O ponto alto do primeiro dia foi a assinatura da portaria que cria a comissão do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes), voltado à reestruturação dos conselhos regionais.

“O Sistema CFMV/CRMVs deve prestar contas à sociedade. Vamos apresentar aqui todo o esforço e trabalho da gestão na condução do CFMV. A maior missão do Sistema é fiscalizar e precisamos retornar à população os resultados “, afirmou o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

No primeiro dia de encontro, diretores do Conselho Federal demonstraram resultados de suas áreas, sempre ressaltando a importância do bom relacionamento com os conselhos regionais. A recém-criada Ouvidoria do CFMV, por exemplo, surgiu para ouvir os cidadãos, atender demandas, mediar conflitos de forma imparcial e propor melhorias contínuas em procedimentos e legislações, em parceria com os CRMVs e demais áreas do CFMV. A ouvidora Marcilene Serra, revelou que os atendimentos têm sido feitos num prazo bem menor que os 30 dias estabelecidos em lei. “O CFMV está comprometido com a transparência e agilidade”, destacou.

Pelo Departamento de Informática (Detin), o diretor Marcos Paulo Del Fiaco destacou as transformações que vêm sendo implementadas, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) eletrônica, o novo sistema de cadastro de profissionais (Siscad) e a tramitação eletrônica de processos.

O balanço dos processos julgados pelo Departamento Jurídico, a campanha dos 50 Anos do Sistema CFMV/CRMVs, os eventos previstos para o próximo ano e o novo portal do CFMV também estiveram em pauta na 3a CNP. Já Laura Snitovsky, chefe de gabinete da Presidência do CFMV, expôs os projetos para 2019, focados no fortalecimento dos regionais, integração das ações, modernização, transparência e ações políticas eficazes em prol do fortalecimento dos profissionais.

Confira as fotos da CNP no Flickr do CFMV.

Assessoria de Comunicação do CFMV