Uma solenidade no Senado Federal, nesta sexta-feira (15), comemora datas relevantes da Medicina Veterinária nacional: 55 anos da Lei nº 5.517/1968, que criou os conselhos de fiscalização da Medicina Veterinária, hoje intitulados Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs); os 90 anos do Decreto nº 23.133/1933, que regulamentou a Medicina Veterinária no Brasil; e a eleição de Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, primeira mulher a presidir o CFMV.

Ana Elisa Almeida vai dirigir a entidade pelo triênio 2023-2026. Eleita em julho, a assunção de Ana ao cargo máximo é um marco numa profissão cada dia mais feminina: hoje, elas são 57,5% do total de profissionais atuantes no país.

Convidado para representar todos os Regionais, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, Altair Santana de Oliveira, usou a tribuna do senado para um breve pronunciamento.  Ele preside o Regional no qual Ana Elisa é inscrita há 37 anos.

“Estou muito feliz por ter sido o escolhido para representar todos os meus colegas dos Regionais, nesta Sessão solene em que se comemoram muitos eventos importantes para a Medicina Veterinária e a Zootecnia brasileiras”. Após cumprimentar os presentes, ele fez uma saudação especial ao presidente que deixa o cargo e à presidente empossada. “Quero saudar, em especial, doutor Francisco Cavalcanti, desejando que não seja um adeus e sim um até logo. E desejar a Ana uma gestão de muitas realizações, muita modernidade, com toda essa equipe competente que ela recebeu de herança. Parabéns a todos vocês e parabéns a Medicina Veterinária!”, lembrou Altair Santana de Oliveira.

Ana Elisa Almeida é baiana de Salvador, graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde também foi professora desde 1987 até sua aposentadoria. Possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e foi presidente do Regional Bahia em três oportunidades.