Médicos-veterinários e zootecnistas deixaram de lado o papel das cédulas de identidade profissional. Desde janeiro de 2023, a emissão do documento pode ser feita de modo virtual pela e-cip ou pela carteira física.  A versão física tem material mais durável, é rígida, feita em policarbonato, contendo QR code.

Para ter acesso às novas cédulas, o profissional precisa se recadastrar. Todo processo é feito virtualmente e não é necessário comparecer ao Regional baiano.  A documentação solicitada, inclusive a foto para emissão do documento, é encaminhada pelo on-line pelo Siscad.

No site do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), foi criada uma “Central do Recadastramento”, na qual estão reunidos tutoriais sobre fotografia, sobre a assinatura digital e muitas perguntas-respostas sobre o tema.

Além do acesso à nova versão do documento, os recadastrados têm a vantagem de maior facilidade de contato com o CRMV/BA, depois da atualização dos dados, aumentando a fluidez da comunicação, seja virtual, ou nas comunicações via Correios, quando necessário.

Nome social

Entre as mudanças trazidas, ficou mais fácil incluir o nome social no documento profissional. Ao realizar o recadastramento o(a) interessado(a) deve encaminhar declaração contendo o nome civil e o nome social.

Em caso de alguma dúvida sobre o procedimento de recadastramento é possível obter orientações no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) acionando a Ouvidoria.