Atendendo à uma solicitação do Núcleo de Apoio aos Regionais (N.A.R.), coordenado pela vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), enviou o coordenador da fiscalização, Alexander Ramos, para fiscalizar e também orientar e treinar o novo fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amapá (CRMV/AP).

O  entendimento foi realizado com diálogos entre os presidentes dos dois Regionais envolvidos, Altair Santana de Oliveira (BA),  José Renato Ribeiro (AP), e  Igor Andrade, do N.A.R./CFMV.

“Após 3 anos de relacionamento com os presidentes que compõem o Sistema CFMV-CRMVs, o sentimento de amizade e irmandade tem sido a tônica, e colaborar com o Conselho do Amapá foi uma honra, pois sabemos das dificuldades que o presidente José Renato enfrenta, mas a capacidade de gestão dele merece todo o apoio necessário. Sempre estaremos à disposição a dar o apoio possível”, declarou  Altair Santana de Oliveira.

Empossado no dia 04 de novembro deste ano, após aprovação em concurso público, o agente de fiscalização Caio Cesar Félix, teve oportunidade de aprender  em campo diversas situações do dia a dia.  Ele é o primeiro agente fiscal nos 17 anos de existência do CRMV/AP  e  foi orientado sobre a forma correta de tratar os dados recolhidos em campo para inserir no Siscad e de como usar o Siscad para detectar empresas com falhas de registro, entre outras funcionalidades.

O CRMV/AP), esteve em dois municípios: na capital Macapá, e em Santana, cidade da Região Metropolitana de Macapá.

Realizada entre os dias 04 e 12 de novembro de 2021, a fiscalização contabilizou a emissão de 41 Documentos, entre Auto de Infração e Termo de Constatação, veja o detalhamento:

Castramóvel

Com a fiscalização foram inclusas no sistema dezessete (17) novas SJ’s , que são empresas que ainda não estavam no Siscad. Isso impacta de modo positivo o número de registros e a arrecadação da Autarquia do norte do país, além de promover maior  atenção à saúde das pessoas e dos animais do Amapá. “O Alex é extremamente competente e pelo reconhecimento do presidente do CRMV/AP, ele fez um grande trabalho lá, já impactando positivamente na arrecadação do Regional”, acredita o gestor do Regional Bahia.

“Esses dez dias deixaram boa semente aqui no Amapá e já estamos colhendo os frutos: empresas fiscalizadas estão vindo se regularizar. Só temos a agradecer a Dr. Altair, Dr. Francisco e Dra Ana Elisa pela ação. O fiscal Alex, mostrou competência e conhecimento técnico e hoje é nosso “consultor”, pois continua a nos prestar assistência. A experiência foi muito positiva para nosso Regional”, declarou o presidente do CRMV/AP.

Também pela primeira vez naquele estado, e em atenção a pedido do presidente amapaense, foi realizada uma fiscalização de adequação à Resolução CFMV 1.275/ 2019, em uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), mais conhecida como castramóvel. A inspeção foi condição prévia para realização de mutirão de castração  que será  promovido pela prefeitura da cidade de Macapá em convênio com uma clínica veterinária local.

Essa é o segundo intercâmbio do Regional baiano na área de fiscalização.  Antes, em 2014, atendendo a pedido do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Sergipe,  foi realizado trabalho de fiscalização no estado vizinho durante um mês. A ação, na época, também recebeu apoio do CFMV.

Para entrar em contato com a fiscalização do CRMV/BA, clique aqui.

Ascom CRMV/BA, 03 de dezembro de 2021